O que é piso aquecido?
Ainda há quem considere o piso aquecido elétrico como um artigo de luxo em sua casa, porém em muitos lugares ele se faz necessário e é considerado o sistema mais seguro, moderno e econômico do mercado quando o assunto é calefação de ambientes.
De um modo bem superficial, piso aquecido é um termo usado para designar algumas tecnologias de revestimento aplicada sob o piso, que permite que você controle a temperatura do ambiente através de um termostato até a temperatura desejada.
O tipo de sistema escolhido para a aplicação do piso aquecido influencia bastante na hora de calcular o consumo de energia. Nós da Sapiens, trabalhamos com os principais tipos: os de sistemas hidrônicos e os elétricos. Em nosso blog, você encontra vários posts explicando com mais detalhes, como cada um deles funciona. Um destes posts, você pode acessar clicando aqui.
Piso aquecido elétrico é seguro?
Sim, muito! Principalmente o sistema elétrico, que utiliza cabos calefatores. Apesar de o mercado brasileiro não possuir uma norma específica para controle de produtos como cabos de aquecimento, que são utilizados principalmente no setor industrial, a instalação e utilização dos sistemas de piso aquecido são consideradas as mais seguras, práticas, modernas e econômicas do mundo.
Por existir essa lacuna na normativa dos produtos, muitas dúvidas e incertezas são comuns na hora de montar o seu projeto, como “como é feita a instalação do piso aquecido?”, “quais cabos utilizar na instalação do piso aquecido?”, “piso aquecido é seguro?”, “qual é a certificação necessária para a empresa ter para instalar o piso aquecido?”, entre outras.
Essas dúvidas são muito comuns e muito simples de serem esclarecidas. Neste post, vamos abordar as principais e te mostrar como deixar o piso aquecido seguro e não ficar com receio na hora de aplicar em sua casa. Vamos acompanhar:
Como é feita a instalação do piso aquecido?
Antes dessa dúvida pairar sobre sua cabeça, primeiro, é interessante mapear quais cômodos do ambiente terão o piso aquecido. Os ambientes mais comuns são os sociais, como sala de estar, cozinha, sala de jantar, escritório e até banheiro. Isso porque são regiões onde o clima é mais ameno.
Decidido quais vão ser os ambientes em que você vai instalar o piso aquecido, você precisa escolher o tipo do material de revestimento. Pisos considerados “frios” são os favoritos, porque oferecem uma resposta mais rápida ao aquecimento e tornam a sensação de conforto superior.
Aí, neste momento, você pode se pegar pensando “mas qual tipo de sistema eu instalo?”. Pra te ajudar com esta dúvida, este post no nosso blog explica tim-tim por tim-tim quais são os tipos mais comuns. Vale a pena dar uma conferida.
Um outro ponto importante para se considerar ao escolher um tipo de sistema de piso aquecido, é o isolamento do piso. Nesta parte, é preciso tomar certo cuidado pois um bom material isolante precisa barrar o calor descendente. Algumas soluções comuns e eficientes são o XPS, o EPS de alta densidade e o EPE. A escolha incorreta da solução isolante acarreta muitos prejuízos, uma vez que a obra toda tem que ser refeita para evitar riscos à construção.
Para ter certeza na escolha, consulte um de nossos especialistas. Pode ser via Whatsapp, se preferir. Basta clicar aqui.
Tendo feito tudo isso, é hora de botar a mão na massa!
Instale o isolamento
O material de isolamento vai acima da laje, de preferência com algum outro material que aumente a resistência à tração do conjunto. Isto porque é a zona de contato de dois materiais de composição muito distante.
Aguarde a cura do contrapiso e instale o cabo de aquecimento
Após a cura do contrapiso, o passo seguinte é instalar o cabo de aquecimento, que pode ser fixado através de buchas ou guias com o desenho respeitando a carga térmica dimensionada.
Cubra o cabo com uma camada de argamassa
Assim que o cabo de aquecimento for instalado, o recomendado é cobrí-lo com argamassa de assentamento em uma consistência mais líquida, de preferência a ACIII, para que o assentamento do revestimento final seja mais fácil.
Assente o revestimento
Após a secagem da primeira demão de argamassa, assente o revestimento final sem usar material cortante ou metálico.
Instale o disjuntor e a fiação recomendada
Com um multímetro, verifique o valor da resistência ôhmica do cabo. É importante que não haja variações exageradas. Calcule a carga do sistema em ampéres e verifique qual fiação e o disjuntor são recomendados, conforme a NBR5410.
Instale a caixa de passagem e o conduíte
A caixa de passagem recomendada pode ser a 2×2 ou a octagonal 3×3 com anel deslizante e o conduíte deve ser, no mínimo, 3/4″.
Conecte o sistema à rede elétrica
Após a instalação do sistema, a última coisa é a conexão com a rede. O termostato possui entrada para a alimentação elétrica e para o cabo de aquecimento. Lembre-se de sempre monitorar o valor de resistência ôhmica do cabo durante todo o processo para se certificar de que tudo está ok.
Qualquer um pode instalar o piso aquecido?
Quando a instalação é feita por uma empresa de confiança e que possui certificado na IEC, (International Electrotechnical Commission – Comissão Eletrotécnica Internacional), a principal entidade reguladora de sistemas eletrônicos e elétricos no mundo, o piso aquecido é totalmente seguro e pode ser um dos sistemas de calefação de ambientes mais econômicos do mercado.
Nós, da Sapiens, temos todas as certificações necessárias e um time de profissionais especializado para tirar todas as suas dúvidas e realizar o seu projeto. Basta falar com um de nossos consultores pelo nosso Whatsapp, clicando aqui.
Quer saber mais sobre o que você precisa para aplicar o piso aquecido com segurança?
Só na Sapiens você encontra os melhores profissionais para tirar suas dúvidas e te orientar em seu projeto para, juntos, buscarmos as melhores soluções para suas necessidades. Entre em contato conosco ou fale pelo Whatsapp clicando aqui.