O que é uma casa inteligente?
Em muitos lares, as tarefas domésticas são basicamente sempre as mesmas: regar as plantas do jardim, lavar a louça, varrer o chão e, depois de tudo isso, descansar assistindo um filme. Agora, você já imaginou ter uma casa inteligente que faça tudo isso por você (Inclusive escolher o filme)?
Desde anotar, organizar e repassar seus compromissos do dia até colocar a água da cafeteira para esquentar enquanto você ainda está chegando em casa, o conceito de uma smart home é fantástico e muito real!
Também conhecido como “automação residencial”, um termo que pode assustar algumas pessoas que estão acostumadas com as versões futuristas de uma residência, este post vai mostrar o que é e como montar uma casa inteligente.
Como funciona uma casa inteligente?
Uma casa inteligente pode ser uma casa normal, mas que recebeu algumas otimizações tecnológicas para executar tarefas de modo independente utilizando a internet. É uma casa que fornece autonomia a alguns itens e tarefas que antes precisavam ser executados pelo morador (ou dependiam dele), por meio de alguns comandos e programações automáticas.
Através de uma integração entre vários sistemas e aplicativos em uma central única, é possível gerenciar inúmeras funções a distância, por um tablet ou smartphone, e transformar a sua casa em uma casa inteligente.
Isto também pode ser chamado de “automação residencial”. Temos um post em nosso blog que se aprofunda mais nesse conceito e mostra alguns exemplos. Clique aqui para ler.
Podemos dizer que em uma casa inteligente, tudo é pensado para que o morador tire o máximo proveito do seu tempo livre, “terceirizando” tarefas com ajuda da tecnologia. No exemplo que usamos no início deste post, regar as plantas do jardim, lavar a louça do almoço ou jantar, varrer o chão e escolher um filme para assistir, já podem ser tarefas realizadas sem ao menos ter interação com um humano. Até o ato de acender e apagar as luzes também pode ser automatizado.
Além disso, sensores de fumaça, fechaduras eletrônicas, temporizadores, sistema de irrigação, calefação de pisos e controle de áudio e vídeo são alguns outros exemplos. Acender a luz, desligar eletrodomésticos e até ajustes de iluminação e climatização podem ser tarefas realizadas em uma casa inteligente, tudo controlado e monitorado pelo smartphone ou tablet.
Como eu transformo a minha casa em uma casa inteligente?
Com o advento da internet, está cada vez mais fácil transformar a sua casa em uma casa inteligente. Neste post, veremos algumas dicas e insights de como montar uma casa inteligente desde o modelo mais simples, até o mais completo.
Para isso, é claro, você precisa ter as ferramentas corretas. Você pode controlar o sistema de uma casa inteligente através de vários dispositivos. Por exemplo:
- App no smartphone;
- Interface web;
- Teclados de parede;
- Displays touch screen;
- Comando de voz;
- Dispositivos como Echo (Alexa), Google Home ou Google Nest.
Estes dispositivos permitem que eletrônicos e eletrodomésticos funcionem de acordo com as suas preferências e necessidades. Isso é otimizar o seu tempo com conforto, tranquilidade e segurança.
A Sapiens conta com um time de consultores que podem te orientar sobre as melhores maneiras de transformar sua casa em uma casa inteligente. Você pode falar com nossos consultores pelo Whatsapp clicando aqui.
Como mencionamos anteriormente, uma casa inteligente se dá pela integração de aparelhos e dispositivos conectados à mesma rede. Então, em primeiro lugar, é essencial ter uma boa conexão de internet para que não haja o risco de eventualmente um dispositivo ou outro ficar off-line. Isso acarretaria em alguns problemas e não é isso que buscamos quando automatizamos a nossa casa, não é mesmo?
Também é preciso que os dispositivos do ambiente que você quer automatizar e os aparelhos eletrônicos sejam “smarts”. Isto é, que eles possuam a funcionalidade de se conectarem a uma rede de internet wi-fi e também via bluetooth. Quanto mais conectividade os objetos da sua casa tiver, “mais inteligente” ela pode ser.
Depois de garantir tudo isso, é necessário que os aparelhos estejam conectados a uma central de controle, que pode ser acionada de diversas formas como aplicativos para smartphone (ou tablet), em uma plataforma web (sites) e displays touch screen (instalados nas paredes da casa).
Você pode automatizar praticamente tudo, mas se quiser começar pelo simples, existem alguns itens que podem te dar o vislumbre de o que é ter uma casa inteligente.
As principais áreas de uma casa inteligente são: Iluminação, segurança, e lazer. A seguir, temos alguns exemplos de itens que são mais comuns quando se trata de automação residencial:
- Sistema de iluminação;
- Sensores de presença e fumaça;
- Controle de temperatura por ambiente;
- Aquecedores de banheira e/ou piscina;
- Janelas, cortinas e persianas (desde que sejam motorizadas);
- Sistema de home theater;
- Sistema de segurança (câmeras, trancas e fechaduras digitais que funcionam por comando de voz, biometria etc.);
- Sistema de irrigação para jardins;
- Sensores de vazamento de água que desligam o registro geral;
- Tomadas inteligentes;
- Placas solares (nos casos em que as casas sejam adaptadas com esse sistema).
Um simples aspirador de pó robô, um assistente virtual acionado por comando de voz ou uma smart lamp já podem ser considerados itens de uma casa inteligente. Você encontra a lâmpada na internet a partir de R$ 49,90. Aspiradores de pó robôs estão disponíveis por menos de R$ 200 e os assistentes virtuais são encontrados nos mais variados valores.
Montar uma casa mais inteligente pode ser o melhor investimento que você irá fazer! Além da comodidade e conforto, segurança, economia e sustentabilidade também são algumas das recompensas!
Quer saber mais sobre como montar uma casa inteligente e economizar energia e segurança através da automação residencial?
Só na Sapiens você encontra os melhores profissionais para tirar suas dúvidas e te orientar em seu projeto de automação residencial para, juntos, buscarmos as melhores soluções para suas necessidades. Entre em contato conosco ou fale pelo Whatsapp clicando aqui.