Para saber se o piso aquecido consome muita energia é preciso entender que como qualquer outro sistema de climatização, o seu consumo de energia vai depender de quanto tempo ele ficará em uso, das condições climáticas, do tamanho do ambiente, do tratamento térmico da construção e da temperatura que ele será utilizado.
Para calcular o consumo de um sistema de piso aquecido de forma correta é necessário avaliar todo o projeto. O que pode e deve ser feito é se pautar no modelo ideal de sistema e aproximar seu sistema dele.
Um modelo de piso aquecido ideal pode consumir até R$ 0,03/m².h (três centavos por metro quadrado por hora), algo em torno de 30 a 40 Watts/m².h .
Um ambiente de 10 metros quadrados pode consumir, se usado 6 horas por dia, 20 dias por mês, R$ 36,00/mês (trinta e seis reais por mês).
Como o sistema possui um termostato para cada ambiente, ele também oferece o uso racional de energia elétrica. Assim possibilitando usar apenas o ambiente em que você estiver, deixando os outros desligados.
Ar-condicionado vs Piso aquecido
O consumo de energia elétrica do sistema de piso aquecido, se tratando de watts, é equivalente ao uso do ar-condicionado com função aquecimento. Assim como ocorre com o piso aquecido, também ocorre com o ar-condicionado se for usado de janelas abertas ou se o ambiente não estiver devidamente vedado, o consumo de energia também será elevado.
O termostato do piso aquecido, aparelho que controla todas as funções de seu sistema de piso aquecido, tudo regulado pela temperatura e programação, desliga o sistema assim que ele atinge a temperatura desejada, assim reduz o consumo de energia. Como qualquer aparelho de aquecimento, quanto maior for a diferença entre a temperatura que está o piso e a temperatura do ambiente, maior será o consumo.
Instalação
Para a instalação ser feita é necessário mapear quais os cômodos do ambiente terão o Piso Aquecido. Os ambientes mais comuns são sala de estar, cozinha, sala de jantar, escritório e até banheiro. Após decidir os ambientes em que o piso será instalado, você vai precisar escolher o tipo de material para revestimento. Pisos considerados “frios” são os que oferecem uma resposta mais eficiente ao aquecimento e tornam a sensação de conforto superior.
Está curioso para saber mais sobre as vantagens que esse sistema oferece?
Conforto
A primeira vantagem do piso aquecido é o seu sistema de calefação. Por ser um tipo de sistema totalmente saudável que aquece sem interferências, podendo ser instalado abaixo do piso, diminuindo o risco de resíduos soltos pelo ambiente. Além de não consumir oxigênio do local, o que torna a permanência no ambiente mais agradável.
Saúde
Com o sistema de piso aquecido é possível sentir uma sensação de conforto térmico sem igual, que se estende pelo espaço de baixo pra cima. Com a temperatura natural de nosso corpo variando de 36,5 C° a 37 °C, o clima do ambiente reduz as temperaturas, assim somos tendenciosos a gastar mais energia para manter o calor corporal em níveis satisfatórios. Nesse momento, a imunidade baixa e a dificuldade para se manter aquecido, adoecem nosso corpo, por isso ficamos mais resfriados no inverno.
Produtividade
Em dias frios, a última coisa que queremos é sair da cama e a procrastinação se torna parte da nossa rotina. A boa notícia é que uma das vantagens do Piso Aquecido, é que o seu sistema proporciona o espaço perfeito para estimular sua produtividade, deixando o ambiente aconchegante e aquecido mesmo nos dias de inverno.
Antes de te mostrar outro tópico de vantagens de ter Piso Aquecido, clique no link e confira as vantagens de automatizar seu apartamento.
Combate ácaros e fungos
Ele combate ácaros, fungos e mofos. Podendo aparecer em paredes, móveis, tecidos, entre outras coisas, principalmente em lugares escuros e úmidos. Sendo um dos fatores agravantes da asma, também transmitem bactérias que podem causar infecções, pessoas vulneráveis, como idosos e crianças, são as que mais sofrem. O Piso Aquecido te dá a vantagem de manter os fungos e ácaros longe de seu lar e sua família.
Qual o melhor piso aquecido?
Piso laminado:
Esse tipo de piso é composto de materiais derivados da madeira- como o HDF, não se expande e se contrai, como ocorre com o revestimento de madeira sólida.
Madeira:
Diferente do primeiro tipo de piso que citamos, o piso de madeira precisa ser analisado com mais cuidado. A madeira é um material natural, ele se contrai e se expande dependendo da temperatura. Diante disso, precisa de um sistema de aquecimento que distribua o calor de maneira suave e controlada.
Porcelanato e cerâmica:
Os porcelanatos e cerâmicas, em geral, são ótimos condutores de calor. Esse tipo de piso não se expande, pois essa reação causaria rachaduras.
Pedra natural:
Mármore, arenito, granito e outros tipos de pisos de pedras naturais apresentam a maior conservação de calor em ambientes fechados, isso ocorre por conta do material ser menos poroso e mais resistente que o porcelanato, por exemplo.
Vinílicos:
O vinílico é composto por cloreto de vinila, ou PVC, e aquece e esfria rapidamente. É um material de alta condutividade térmica, ou seja, o calor se distribui de maneira rápida e uniforme.
Quanto custa o piso aquecido?
Os orçamentos para a instalação do piso térmico variam de acordo com cada projeto (custos dos profissionais e materiais). E o impacto do aquecimento na conta de luz precisa ser calculado conforme a frequência de uso, o tamanho do imóvel, entre outras variáveis.
Quando o assunto é conforto e qualidade, Sapiens é a escolha certa!
Diante do cenário atual dos sistemas de aquecimento, na Sapiens você encontra os melhores profissionais para tirar suas dúvidas e te orientar em seu projeto para, juntos, buscarmos as melhores soluções para suas necessidades, e por último mas não menos importante: lembre-se, contando com nosso suporte, seu Piso Térmico não precisará de manutenção. Entre em contato conosco ou fale pelo Whatsapp clicando aqui.