Planejamento da obra com piso térmico | Os motivos para ser incluso em seu projeto
Concrete screed on floor heating in a new warehouse and office building. Interior finishing industry.

Planejamento da obra com piso térmico | Os motivos para ser incluso em seu projeto

Sem tempo?

Estamos em um constante processo de construção, construção de sonhos, ideias, projetos e até mesmo de relações, destino e futuro. No início, somos afetados por muitas incertezas e dúvidas, mas quando buscamos entender o que o mundo pode nos oferecer, tudo se torna mais simples.

De mesmo modo no planejamento de uma obra. O começo é meio turbulento, não olhamos com clareza até aprender a planejar e conhecer nosso próprio lar. Desde a planta da casa até os itens de decoração, é necessário fazer escolhas, e às vezes não temos um norte para que possamos posteriormente nos sentir aconchegados em nosso espaço. 

Convidamos você a pensar no conforto de sua família!

Pessoas que vivem em regiões que atingem as temperaturas mais baixas, muitas vezes deixam para se preocupar com aquecimento apenas quando o imóvel já está erguido. Porém, esse item deveria ser de extrema importância logo no planejamento da obra.

Contando com ajuda da nossa equipe, suas dúvidas serão sanadas economizando tempo e diminuindo estresses futuros.

A importância do piso térmico em sua casa

Por ser um sistema radiante (elétrico ou hidráulico) de calefação, é composto de serpentinas de tubos instalados no contrapiso, transferindo o calor para os materiais do piso. Sendo uma otimização que traz conforto mas que também exige alguns cuidados.

Há um risco iminente em instalar elementos fixados diretamente no piso, sem uma pré-instalação. A equipe de engenheiros deve estar atenta às particularidades de cada planejamento, pois se houver perfuração na tubulação, será necessário o reparo imediato, com quebra de piso para o conserto do dano, além da reposição do revestimento.

Se você quer investir tempo e dedicação na construção do seu lar, esteja ciente de que pensar no conforto de sua família é construir possibilidades de momentos únicos, aproveitando os dias frios, que normalmente buscamos aconchego. Com o compromisso de tornar sua vida mais prazerosa, a Sapiens consegue projetar um ambiente climatizado evitando manutenções, prevenindo completamente sua casa de mofo, ácaros e umidade.  

Tipos de Piso Térmico 

Existem dois tipos de sistemas mais conhecidos, variando conforme o tamanho do ambiente e o tipo de reforma: os hidráulicos e elétricos. 

Elétrico

Seu sistema de aquecimento é feito por resistências elétricas que ficam dispostas de forma simétricas e paralelas na parte debaixo do contrapiso. Assim que o cabo é aquecido, o calor é transmitido para o piso, com a temperatura sendo controlada por um termostato digital. 

Hidráulico

O sistema de aquecimento hidráulico de piso é uma tubulação, dispostas embaixo do contrapiso, por onde passa a água quente. Geralmente com a caldeira de gás sendo instalada na cozinha, lavanderia ou garagem.

Nesse sistema o calor pode ser reaproveitado no aquecimento da água consumida pela casa, sendo ideal para ambientes grandes.

Por que incluir o Piso Térmico no planejamento inicial de sua obra

Para a instalação do Piso, é necessário uma grande reforma, pois o circuito precisa estar uma espessura de 3cm abaixo do contrapiso. Sendo importante considerar a altura do pé-direito, o piso aquecido ficará mais alto do que o normal.

Esse é um dos motivos para a instalação ser feita no processo de construção do imovel ou na planta. A Sapiens, por exemplo, conta com profissionais qualificados prontos para te ajudar com qualquer contratempo. Lembre-se que o planejamento da obra com o Piso Térmico é essencial!

Como é o processo de instalação do Piso Térmico?

Para a instalação do Piso Térmico, primeiramente será necessário definir os ambientes, escolher o revestimento e o sistema. Seguidos na maioria das vezes obedecendo essa ordem:

  1.  Aplicação do Isolante Térmico: uma medida de areia (ou menos), uma medida de cimento, três medidas de brita leve e água proporcional. O Isolante Térmico deve ter a altura de 1,5 cm.
  2. Sistema de Aquecimento Piso Térmico: nesta etapa são fixados as réguas de fixação e os cabos calefatores sobre o isolante térmico.
  3.  Emprego da Argamassa : após instalado e testado aplica-se uma camada de dois a três centímetros de argamassa, um de cimento e três de areia.
  4. Acabamento final:  instalação do piso escolhido.
  5. Ligação do quadro de comando: Após instalação dos cabos e a certificação da integridade deles, instala-se o Termostato ou quadro de comando dimensionado para a área.

O ideal para instalação do Piso Térmico é que o planejamento seja feito antes do imóvel ser construído, já fazendo parte da planta possibilita a todos os envolvidos o acompanhamento e cobrança adequada.

Já pensou em morar numa casa que faz tudo sozinha? Confira também nosso artigo sobre Casa Inteligente.

Benefícios do Piso Térmico:

Todos esses pontos foram separados especialmente para quem sofre com as mudanças climáticas e com as características do inverno rigoroso! E quem conhece nosso trabalho, sabe o conforto inigualável que ele causa.

– Elimina a umidade de pisos e paredes, mantendo com isso todos os seus móveis secos e livres de qualquer possibilidade de estrago.

– Aquece de baixo para cima, causando uma sensação de conforto ambiental, ao contrário dos ambientes que são aquecidos por ar condicionado, que normalmente sufocam o ambiente e deixam as pessoas com a sensação de falta de ar.

Seu investimento valerá a pena quando a questão for conforto e tranquilidade! 

Conheça mais sobre o funcionamento do Piso Térmico e entenda mais sobre ele ser essencial para o planejamento de sua obra. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Precisa de Atendimento?